My contact person
igus® GmbH

Spicher Str. 1a

51147 Köln

+49 2203 9649 0
INT(ES)

Prensa

¿Tiene alguna pregunta? ¿Necesita materiales?
Aquí podrá descargar imágenes aptas para impresión y comunicados de prensa actuales.
No dude en comunicarse telefónicamente, por correo electrónico o fax.
 
Contacto para la prensa¿Desea ser añadido a nuestra lista de distribución para medios de comunicación?

Comunicados de prensa por área

Impressão 3D no espaço: as mesas lineares da igus produzem peças sobressalentes em gravidade zero24/06/21

Os estudantes utilizam mesas lineares drylin para desenvolver uma impressora 3D para a produção económica de elementos estruturais no espaço

Quando as barras para painéis solares ou antenas de satélite são transportadas para o espaço num veículo de lançamento, são expostas a cargas elevadas. Para simplificar o processo de transporte e acelerar a produção de componentes, a equipa de estudantes da AIMIS-FYT está a trabalhar num processo de impressão 3D. No futuro, deverá ser possível produzir peças estruturais no espaço. Para realizar testes experimentais em gravidade zero, a equipa construiu uma impressora 3D. Para a tecnologia de acionamento suportada pela igus, utilizaram mesas lineares drylin SAW isentas de manutenção e de baixo peso.

O processo atual de transporte de equipamentos para o espaço é bastante ineficiente e caro. Isto porque as partes estruturais são principalmente concebidas para suportar as cargas elevadas durante a fase de lançamento de uma nave espacial. Contudo, estas estruturas são sobredimensionadas para o período operacional subsequente. Devido aos custos elevados e espaço limitado num veículo de lançamento, são necessárias soluções alternativas. A equipa de estudantes AIMIS-FYT com sede em Munique quer solucionar o problema e está a trabalhar num processo de impressão 3D para produção económica de componentes no espaço, como parte de seu projeto de curso de engenharia aeroespacial. Para tal, os alunos contam com resina fotorreativa e luz ultravioleta, que endurece a resina. Uma impressora 3D teve que ser projetada e construída para testes experimentais do processo em ambiente de gravidade zero. Na sua procura pela tecnologia de acionamento correta, os engenheiros recorreram à igus, especialista em motion plastics, e encontraram o que procuravam nas mesas lineares drylin SAW. As mesas lineares são utilizadas nos dois eixos z e no eixo x da impressora e formam assim a unidade central de acionamento. As mesas lineares são particularmente impressionantes devido ao seu baixo peso, uma vez que são em alumínio e elementos deslizantes isentos de manutenção em polímeros de elevada performance. Para reduzir a folga das guias lineares em polímero isentas de lubrificação e resistentes à sujidade, os engenheiros recorreram a casquilhos ajustáveis. Para possibilitar a rotação da cabeça de impressão, foi instalado na impressora um eixo rotativo robolink D compacto com engrenagens sem-fim.

Série de testes bem sucedidos sob condições reais
Para testar a impressora e o processo, a equipa candidatou-se ao programa FlyYourThesis! da Agência Espacial Europeia (ESA) e foi aceite. Os voos parabólicos ocorreram em novembro e dezembro de 2020. Quando o avião atinge o pico da subida e inicia a descida, ocorre um fenómeno de microgravidade, que é muito semelhante à sensação de ausência de peso no espaço. Condições ideais para um testar a impressora. "As mesas lineares funcionaram sempre sem problemas em todas as experiências, pelo que conseguimos imprimir um pequeno perfil e também pequenas estruturas de suporte em cada parábola", afirma Torben Schäfer da equipa AIMIS-FYT.

O "young engineers support" da igus promove projetos inovadores
Projetos como o AIMIS-FYT são apoiados pela igus como parte do programa "young engineers support" (yes). Com esta iniciativa universitária, a igus pretende apoiar alunos, estudantes e professores com amostras grátis, patrocínios e o desenvolvimento de projetos inovadores. Para obter mais informações sobre o apoio universitário, visite www.igus.eu/yes.


Los términos "Apiro", "AutoChain", "CFRIP", "chainflex", "chainge", "chains for cranes", "ConProtect", "cradle-chain", "CTD", "drygear", "drylin", "dryspin", "dry-tech", "dryway", "easy chain", "e-chain", "e-chain systems", "e-ketten", "e-kettensysteme", "e-loop", "energy chain", "energy chain systems", "enjoyneering", "e-skin", "e-spool", "fixflex", "flizz", "i.Cee", "ibow", "igear", "iglidur", "igubal", "igumid", "igus", "igus improves what moves", "igus:bike", "igusGO", "igutex", "iguverse", "iguversum", "kineKIT", "kopla", "manus", "motion plastics", "motion polymers", "motionary", "plastics for longer life", "print2mold", "Rawbot", "RBTX", "readycable", "readychain", "ReBeL", "ReCyycle", "reguse", "robolink", "Rohbot", "savfe", "speedigus", "superwise", "take the dryway", "tribofilament", "triflex", "twisterchain", "when it moves, igus improves", "xirodur", "xiros" y "yes" son marcas comerciales legalmente protegidas de igus® GmbH en la República Federal de Alemania y otros países. Esta es una lista no exhaustiva de las marcas comerciales de igus GmbH o de empresas afiliadas de igus en Alemania, la Unión Europea, EE.UU. y/u otros países o jurisdicciones.

igus® GmbH puntualiza que no vende ningún producto de las empresas Allen Bradley, B&R, Baumüller, Beckhoff, Lahr, Control Techniques, Danaher Motion, ELAU, FAGOR, FANUC, Festo, Heidenhain, Jetter, Lenze, LinMot, LTi DRiVES, Mitsubishi, NUM, Parker, Bosch Rexroth, SEW, Siemens, Stöber y cualquier otro fabricante mencionado en esta página web. Los productos que ofrece igus® S.L.U. son los de igus® GmbH.