Mon interlocuteur
igus® GmbH

Spicher Str. 1a

51147 Köln

+49 2203 9649 0
DE(FR)

Presse

Vous avez des questions ? Vous avez besoin de documentation ?
Informations presse actuelles et photos à imprimer sont ici à votre disposition, il suffit de les télécharger.
Il va de soi que vous pouvez aussi nous appeler, nous envoyer un e-mail ou un fax !
 
Contact presseVoulez-vous être ajouté à notre liste de distribution des médias ?

Articles de presse par domaine

O fabrico aditivo alia-se à indústria 4.0: a igus torna inteligentes os tribocomponentes impressos em 3D29-04-21

Estreia mundial: sensores integrados em componentes impressos indicam a necessidade de manutenção e alertam quanto à sobrecarga

Ainda hoje, as peças impressas em 3D e resistentes ao desgaste da igus apresentam, muitas vezes, a mesma duração de vida que as peças originais. Agora a igus dá um passo além e torna os componentes impressos inteligentes. Fabricadas em filamentos para impressão, alertam quando em sobrecarga e comunicam as suas necessidades de manutenção. A característica especial: pela primeira vez, os sensores são diretamente “impressos” nas peças. Consequentemente, não só permitem prazos de entrega muito curtos e custos baixos, como também proporcionam opções úteis para a Indústria 4.0.

Fabrico Aditivo e Indústria 4.0 - dois temas que estão a mudar a indústria para sempre. Os engenheiros da igus conseguiram agora combinar ambos numa única etapa de produção: pela primeira vez, os sensores são impressos no tribocomponente fabricado aditivamente usando vários materiais para impressão. “Conseguimos agora um avanço significativo com o casquilho inteligente impressa em 3D”, afirma Tom Krause, Gestor da Divisão de Fabrico Aditivo na igus. “Desta forma, a manutenção preditiva também é possível para peças especiais de forma económica.” Muito antes de haver uma falha, o componente inteligente impresso em 3D sinaliza a substituição iminente. Também pode detectar a sobrecarga parando de imediato a aplicação e evitando mais danos no casquilho e em todo o sistema.

O desgaste ou a carga são monitorizados
Desde 2016 que a igus tem vindo a desenvolver componentes resistentes ao desgaste para calhas articuladas, casquilhos deslizantes e guias lineares. No início, os casquilhos eram fabricados a partir do iglidur I3 num processo de sinterização a laser e o componente inteligente foi subsequentemente introduzido numa segunda etapa de processamento. Contudo, neste caso, a produção de peças especiais inteligentes em pequenas quantidades é complexa e dispendiosa, uma vez que o processo é especificamente concebido para cada componente. Utilizando um novo processo, os engenheiros da igus são agora capazes de produzir peças inteligentes e resistentes ao desgaste numa única etapa de trabalho. Nenhuma etapa de processamento adicional é necessária e as peças especiais inteligentes resistentes ao desgaste podem ser produzidas de forma económica a partir de 5 dias úteis. A camada de sensor é aplicada aos componentes, que serão submetidas a carga. Os componentes resistentes ao desgaste com sensores integrados são criados utilizando impressão multimaterial. Os componentes são fabricados com filamentos iglidur I150 ou iglidur I180 e um material de impressão 3D especialmente desenvolvido para condução eléctrica que se liga bem com o tribofilamento. Atualmente, são possíveis duas áreas de aplicação: se o material condutor de electricidade estiver localizado entre as camadas sujeitas ao desgaste, pode também alertar quanto a uma sobrecarga. Porque se a carga muda, a resistência elétrica também muda. A máquina pode ser parada e evitar assim danos subsequentes. Para determinar os limites de carga, o casquilho deve ser calibrado em conformidade. Se, por outro lado, a pista condutora estiver embutida na superfície deslizante, o desgaste pode ser medido através da alteração da resistência. A manutenção preditiva é possível com o componente impresso em 3D. O tribocomponente isento de lubrificação e manutenção alerta aquando da necessidade de ser substituído, evitando tempos de paragem do sistema e permitindo que a manutenção seja planeada com antecedência. Se os componentes impressos em 3D forem também utilizados na fase de pré-série, os dados de desgaste ou de carga recolhidos fornecem informações adicionais sobre a duração de vida do componente na aplicação. Isto torna mais fácil de adaptar e otimizar o processo de desenvolvimento.

As partes interessadas podem inscrever-se para um teste beta aqui:
https://content.communication.igus.net/pt-pt/3d-isense-beta-tester


Les termes "igus", "Apiro", "chainflex", "CFRIP", "conprotect", "CTD", "drylin", "dry-tech", "dryspin", "easy chain", "e-chain", "e-chain systems", "e-ketten", "e-kettensysteme", "e-skin", "e-spool", "flizz", "ibow", "igear", "iglidur", "igubal", "kineKIT", "manus", "motion plastics", "pikchain", "plastics for longer life", "readychain", "readycable", "ReBeL", "speedigus", "triflex", "robolink", "xirodur" et "xiros" sont des marques protégées de la société igus en République fédérale d'Allemagne et le cas échéant à niveau international.

La société igus signale qu'elle ne vend pas de produits des sociétés Allen Bradley, B&R, Baumüller, Beckhoff, Lahr, Control Techniques, Danaher Motion, ELAU, FAGOR, FANUC, Festo, Heidenhain, Jetter, Lenze, LinMot, LTi DRiVES, Mitsubishi, NUM, Parker, Bosch Rexroth, SEW, Siemens, Stöber ni de tous les autres fabricants de câbles confectionnés pour moteurs indiqués sur ce site Web. Les produits proposés par igus® France sont des produits de la société igus, réservés aux professionnels.